E-COMMERCE crescimento de 56,8% de eletrônicos em época de Pandemia

E-COMMERCE crescimento de 56,8% de eletrônicos em  época de Pandemia

Logística | 10 JUN 2021

Escrito por Rudnei Ribeiro - Operacional de Transportes da Vibe Log Transportes.

 

E-COMMERCE – ARMAZENAGEM/TRANPORTE

 

De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), estima-se que o e-commerce ganhou pelo menos 4 milhões de novos clientes no Brasil. Em abril, as vendas pela internet foram 30% maiores que em março.

O e-commerce brasileiro faturou 56,8% a mais nos oito primeiros meses de 2020 em comparação com igual período do ano passado, segundo pesquisa realizada pelo Movimento Compre&Confie em parceria com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

As três categorias que registraram as maiores variações de crescimento foram Beleza e Perfumaria, que apurou alta de 107,4%, com faturamento de R$ 2,11 bilhões no período; Móveis, com alta de 94,4% e faturamento de R$ 2,51 bilhões; e Eletroportáteis, com 85,7% e faturamento de R$ 1,02 bilhão.

O presidente da ABComm, Mauricio Salvador, afirma que empresas com operação restrita ao ambiente físico estão em uma situação de desvantagem ampla e correm sérios riscos de sobrevivência. “É preciso correr pela presença digital. É possível começar a vender on-line de forma rápida e simples, sem a necessidade de grandes investimentos”, finaliza.

Faturamento do e-commerce brasileiro bate a marca de R$ 41,92 bilhões

 

 

O cenário atual, portanto, descarta o pessimismo, avaliam os empresários do setor de logística. Nos últimos anos, a receita anual de empresas operadoras logísticas cresceu 23,8%, de acordo com dados da Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol). Pelo menos 275 empresas somaram R$ 100 bilhões de faturamento anual.

Quais são as 10 maiores empresas do e-commerce brasileiro? Confira o ranking:

 B2W Digital (R$ 8.763.600.00,00)

 Via Varejo (R$ 8.849.000.000,00)

 Magazine Luiza (R$ 4.353.615.616,00)

 Walmart Brasil (R$ 3.000.000.000,00)

 Grupo NetShoes (R$ 2.600.000.000,00)

 Máquina de Vendas (R$ 2.280.000.00,00)

 

LOGíSTICA TERCEIRIZADA

Logística Terceirizada para E-commerce é uma tendência cada vez maior no mercado. Aliás, em grande parte isso se deve às vantagens que essa relação comercial proporciona para as empresas e os consumidores. A logística terceirizada atua de modo a auxiliar no planejamento das melhores estratégias para entrega da mercadoria, controlar o estoque, armazenar e entregar dentro do prazo o produto de modo seguro.

 

O processo de logística possui alta relevância no desempenho das vendas online. Afinal, é exatamente o correto controle de estoque, cálculo de frete, planejamento de vendas e até o empacotamento do produto que tornam um e-commerce bem avaliado por clientes.

1.       Redução de custos

2.       Segurança de que a gestão é feita por equipes com know-how

3.       Controle simplificado dos processos

4.       Utilização de equipamentos específicos

5.       Aumento na qualidade do serviço

  

Armazenagem própria

De acordo com pesquisa da ABCom, 82% das lojas virtuais brasileiras trabalham com o modelo de armazenagem própria. Muitas delas não chegam a tornar sua logística mais eficiente por meio de processos e um espaço específico para o armazém.

 

Armazenagem terceirizada

Nesse tipo de armazenagem para e-commerce o lojista contrata empresas especializadas em self-storage. (Auto armazenamento)

O terceirizado oferece o armazém que geralmente já está equipado com ferramentas para a gestão logística do e-commerce. Muitos terceiros desse tipo também oferecem o serviço de entrega, tornando toda a operação mais eficiente. 

Esse estilo de armazenagem também pode ser dividido em duas modalidades. Na primeira delas o próprio fornecedor cuida da armazenagem e envio do produto. Ela é conhecida como drop shipping(largar a remessa) e pode trazer vantagens para o lojista. 

 

Estoque descentralizado

 

Grandes e-commerces, como Americanas, Amazon e Submarino não trabalham com um único local de armazenagem. 

Eles adotam a técnica de estoque descentralizado, que consistem em ter armazéns e centros de distribuição espalhados pelas áreas que atendem. 

A vantagem é poder oferecer produtos sempre com o menor prazo de entrega possível para o cliente. 

O custo de envio também cai muito, já que o produto geralmente se encontra a uma distância menor do local onde deve ser entregue.

Quais são as principais vantagens do cross docking para a logística do seu e-commerce?

 

-Diminuição dos gastos com armazenamento

com o cross docking, somente há necessidade da existência de um centro de distribuição, onde os produtos serão recebidos, conferidos, separados e enviados aos seus destinatários finais. Esse espaço pode ser muito menor do que um armazém convencional, gerando uma economia considerável para a empresa.

-Mais rotatividade de estoque

Segundo um levantamento realizado pela Abrape, estima-se que R$ 21,55 bilhões sejam perdidos pelo varejo com itens que deixam de ser vendidos. Desse número, cerca de 40% correspondem a prejuízos relacionados a erros na estimativa com vendas e estoque. Esses dados evidenciam os riscos gerados pela estagnação de mercadorias.

Esse deixa de ser um problema com o cross docking, uma vez que o pedido ao fornecedor só é feito após a compra daquele produto pelo cliente. Parte do capital da empresa não fica parada em armazéns esperando um comprador. Assim, a rotatividade do estoque aumenta e as chances de prejuízo relacionadas a isso diminuem.

-Equipe menor

Com um processo mais enxuto de carga e descarga de mercadorias, não é necessária uma grande equipe para a realização das atividades no centro de distribuição. Dessa forma, é reduzido o gasto com operadores de empilhadeira, estoquistas e outros funcionários comuns ao processo de logística tradicional.

 Fonte: Abcom (Associação Brasileira de Comercio Eletronico)